Betacaroteno para que serve? – SAIBA TUDO AQUI


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O que é betacaroteno?

Betacaroteno é um pigmento encontrado em plantas que dá a cor de frutas e vegetais amarelos e alaranjados. O betacaroteno é convertido pelo corpo em vitamina A, que é um poderoso antioxidante que fornece propriedades benéficas à visão, pele e função neurológica.

A vitamina A ativa, chamada de retinol, vem de alimentos derivados de animais e pode ser usada diretamente pelo organismo sem a necessidade de conversão da vitamina. Já os carotenoides são diferentes, precisam ser convertidos em retinol pelo organismo após o consumo.

O Betacaroteno é um tipo de carotenoide encontrado em plantas e há ampla evidência de que sua ingestão e pode ajudar a prevenir doenças graves.

Benefícios do betacaroteno

Saúde da pele:

O betacaroteno é considerado provitamina, porque ele é convertido em uma forma ativa da vitamina A, chamado de retinol, beneficiando a pele. A pele humana é suscetível à doenças e à exposição solar que pode acelerar o envelhecimento.

Os antioxidantes dos carotenoides protegem as células humanas dos radicais livres responsáveis ​​pelo envelhecimento. Os carotenoides retardam o aparecimento da flacidez e rugas. A dose diária recomendada de vitamina a é de 0,7mg.

A vitamina A ajuda na cicatrização de feridas produzindo uma pele mais saudável e brilhante, melhora a imunidade e reforça a renovação dos tecidos e da pele.

Gravidez saudável:

A vitamina A é uma das mais principais vitaminas necessárias durante a gravidez e amamentação. Ela possui um importante papel no desenvolvimento do feto e recém-nascido, na constituição e na maturação do pulmão e gerando um forte sistema imunológico. Deve haver um aumento de 40% no consumo de vitamina A por mulheres grávidas e uma ingestão de 90% para crianças.

Protetor da pele

O betacaroteno ajuda a prevenir a formação de eritema induzido por raios UV, ou irritação da pele e vermelhidão. Há evidências também de que o pigmento pode proteger a pele das queimaduras solares, aumentando a defesa basal contra os danos causados ​​pela luz na pele.

Protetor dos olhos

Ele também pode ajudar a retardar a progressão da degeneração macular que causa alterações na visão causada pela idade que às vezes são tão graves que pode levar a cegueira.

Os antioxidantes são eficazes em retardar a progressão dos sintomas de degeneração macular e prevenir a oxidação, que desempenha um papel significativo na deterioração das células nervosas na retina.

Leucoplasia oral

A leucoplasia oral forma manchas brancas benignas nas gengivas e bochechas, mas algumas podem ser sinais precoces de câncer. 71% dos doentes no grupo de tratamento tiveram respostas significativas a 30mg de betacaroteno por dia. Devido à sua falta de toxicidade, serve como um excelente candidato como agente preventivo do câncer bucal.

Antioxidante

Ajuda a reduzir os níveis de inflamação e combater o estresse da oxidação no corpo. É valorizado por sua capacidade de prevenir doenças crônicas, já que protege o organismo contra os radicais livres nocivos que são a principal causa do envelhecimento e da degeneração macular.

Existe uma relação inversa entre a presença de tipos de câncer e os níveis de carotenoides no sangue. Embora possam ter efeitos adversos quando tomados em altas doses por pessoas que fumam ou foram expostas a amianto, os pesquisadores ainda estão determinando as doses apropriadas para serem benéficas.

Saúde respiratória              

Comer frutas com betacaroteno pode melhorar a função respiratória e pulmonar. As pessoas que comeram frutas, incluindo manga, mamão ou melão, pelo menos uma vez ao dia reduziram os sintomas de doenças respiratórias, tais como produção de catarro, falta de ar e chiado.

Diminui os sintomas de muitas doenças

O betacaroteno é utilizado para: diminuir os sintomas da asma, evitar certos tipos de câncer, doença cardíaca, catarata, alcoolismo, doença de Alzheimer, depressão, epilepsia, dor de cabeça, azia estomacal, pressão alta, infertilidade, doença de Parkinson, artrite reumatoide, esquizofrenia e problemas de pele.

Alimentos ricos em betacaroteno

betacaroteno para que serve

Alimentos ricos em betacaroteno: são cenouras, vegetais de folhas verdes, melão, abóboras e frutas diversas.

Alimentos vermelhos, laranja e amarelos

O nome caroteno vêm de que sua descoberta foi em raízes de cenoura. Meia xícara de cenoura cozida fornece a dose diária da quantidade recomendada.

Outros alimentos ricos em caroteno incluem: batatas-doces, abóboras, pimentões de cores intensas, damascos, melão e mamão.

O betacaroteno está associado a frutas de cor laranja e vegetais amarelos. As mangas são uma ótima fonte, outras fontes são milho, abóbora e pimentão amarelo, suco de tomate, tomate, pimentão vermelho, rabanete e melancia.

Vegetais de folhas verdes

Os pigmentos carotenoides de muitos vegetais estão escondidos por causa da cor verde da clorofila. Vegetais folhosos e verdes escuro, como espinafre, acelga, nabos e beterrabas são fontes muito ricas.

Até mesmo alfaces de folhas vermelhas, verdes e romanas contêm altos índices do betacaroteno.

Cereais

Cereais e óleos também contêm betacaroteno. A aveia fornece 25% da ingestão diária recomendada e muitos grãos que também a contêm.

Algas marinhas

Uma das mais fontes mais ricas conhecidas de betacaroteno são as cianobactérias e as algas verdes chamadas de azul espirulina, além do fungo Monascus purpureus, ainda em estudo para utilização no tratamento de deficiência de vitamina A.

Cápsulas de betacaroteno

As cápsulas de betacaroteno são um suplemento popular por suas propriedades antioxidantes e foi um dos primeiros fitoquímicos a ser produzidos em massa! É seguro quando consumido em quantidades encontradas naturalmente em alimentos e suplementos, mas devem ser usadas ​​a curto prazo ou seguindo orientação médica.

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